quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Senhor vai e volta - Parte III

O dia seguinte começara cedo para o senhor vai e volta. Na verdade o dia anterior nem tinha terminado. Aquela cena lhe contaminou o pensamento e não o deixou em paz, mesmo depois da brisa fria daquela manhã de setembro. A primavera ainda não havia aparecido e as árvores recém davam seu sinal de sobrevivência àquele gelado inverno.
Muitos anos tinham se passado após o fim do exílio. Ele não a via deste aquela época, achava que o tempo ou o governo a tivesse levado para sempre, mas na noite anterior tinha visto que nem sempre as coisas davam certo.
Ele lembrava exatamente da última vez que a tinha visto, da roupa que ela usava, das palavras ditas por Ela. Era tudo tão presente que estava difícil de acreditar que, depois de tantos anos e acontecimentos, Ela estava de volta alí, na mesa ao lado.
Senhor vai e volta pegou seu chapéu no cabide e saiu para a rua a conversar com os mesmos pássaros que por alí passavam, só que esta manhã estava com um clima diferente. A ida até o velho lugar já não era a mesma, a ansiedade que tomava conta se tornava perceptível a qualquer menino bonito que cruzava seu caminho. A vontade de reecontrá-la no mesmo lugar do dia anterior o fez chegar ao velho lugar muito mais rápido do que de costume. Quiçá ela estivesse alí, quietinha naquela mesma mesa, com a mesma companhia ao lado. Quiçá ela nem o tivesse visto.
Quando entrou, seus olhos bagunçaram todo o lugar a procura Dela. A mão tremia como nunca depois do exílio, a vontade que estava guardada lá dentro se tornava maior, e uma dor parecida com aperto tomava conta daquele senhor.
O acaso nunca tinha sido tão mal com ele e, claro, continuaira sendo agora também. Lá dentro poucas pessoas, muita conversa e uma música que não o agradava nenhum pouco. A realidade estava brincando com ele, e isso não o agradava.
Sentou-se, pediu o de sempre e sentiu uma mão tocar seu braço. Mas não assustou-se, virou para trás calmamente e viu uma mão segurar uma folha de papel dobrada umas 3 vezes. Levantou-se já imaginado o que leria quando chegasse em casa.
A brisa não havia aparecido hoje, assim como Ela.

Um comentário:

Marcelo disse...

" Levantou-se já imaginado o que leria quando chegasse em casa.
A brisa não havia aparecido hoje, assim como Ela."

o q será q ta escrito nesse bilhete??????